(19) 99905-6238    (15) 99742-9010     (15) 3261-1906

O que é uma pandemia?

O que é uma pandemia?

O que é uma pandemia?

No final do ano de 2019, o termo “pandemia” entrou em nossas casas através de todos os veículos de comunicação. Mas o que poucas pessoas sabem é qual a diferencia de outras expressões que também indicam doenças contagiosas, por exemplo, endemia, epidemia e surto.
Pensando nisso nós preparamos esse artigo que vai esclarecer dúvidas e ensinar um pouco mais sobre esse tema que está tão presente em nossas vidas atualmente.

Qual a diferença entre pandemia, endemia, epidemia e surto?
É considerado pandemia quando a doença atingir um nível intercontinental, ou seja, quando essa doença está espalhada por países, A entidade reguladora deste tipo de definição é a (OMS) Organização Mundial da Saúde, tudo se inicia de um surto ou epidemia e depois vai tomando cada vez mais proporção.
Conceito de endemia – é considerado endemia quando a doença se faz frequente em uma determinada localização, porém sem um grande aumento no número de casos. Os moradores daquela determinada região acabam que acostumando e convivendo com essas doenças, em exemplo claro aqui no brasil é a dengue, isso acontece pelo fato de ocorrer durante o verão em algumas regiões.
Definição de epidemia – Este conceito é aplicado quando existe o aumento no número de casos de uma doença em algumas localidades diferente, pode ser estados ou cidades, mas ainda sem atingir uma larga escala. O brasil já sofreu com uma epidemia de meningite em 1974, aqui no pais o aumento dos casos foi grande, mas foi controlado.
Definição de surto – quando existe algo localizado com grande número de casos de uma doença. Um exemplo frequente sua um surto de uma doença dentro de um hospital, conhecido também como uma infecção hospitalar.

Quando foi a última pandemia que enfrentamos?
Atualmente estamos enfrentando a pandemia do vírus Covid-19, antes disso a última pandemia que o mundo havia enfrentado foi no ano de 2009, esta pandemia ficou conhecida por gripe suína, sendo causada pelo vírus H1N1.
Pesquisadores acreditam que esse vírus veio do porco e de aves, o primeiro registro de caso foi no México, se tornando uma pandemia em junho de 2009 após a OMS elevar seu status, foram contabilizados 36 mil casos em 75 países e 187 países registraram casos. Infelizmente aproximadamente 300 mil pessoas morreram e o fim da pandemia foi decretado pela OMS em agosto de 2010.

Qual foi a pandemia mais letal registrada?
Segundo registros em 1918 o mundo enfrentou a pandemia que ficou conhecida como gripe espanhola, causada pelo vírus influenza (H1N1), em dois anos de existência esta pandemia infectou 500 milhões de pessoas.
Este número é o equivalente a um quarto da população mundial da época, e de acordo com os registros esta pandemia chegou a ceifar a vida de 50 milhões de pessoas, alguns estudos indicam que esse número pode ter alcançado a casa de 100 milhões de mortos.

E por fim

Como se proteger em uma pandemia?
Até os dias de hoje a gripe espanhola é a pandemia com os números mais assustadores já registrados, porém com o avanço da ciência e da medicina atualmente existem diversas formas de prevenção, além dos protocolos de biossegurança que foram desenvolvidos e estão sendo aperfeiçoados com o passar do tempo.
Sugerimos aqui então algumas formas de prevenção contra doenças infecciosas:
Devemos sempre manter uma distância segura de outras pessoas, além de ser mais seguro, nem todos gostam de pessoas encostando-se umas as outras em filas ou ambientes lotados.
Sempre que puder escolha se exercitar em locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados, um bom exemplo são as praças para fazer corridas e caminhadas.
Cuide bem da higiene das mãos, deixando elas limpas frequência com o apoio de sabão ou álcool em gel.
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo, e para saber mais sobre higiene e limpeza, conheça os nossos outros artigos do blog.

Vamos ler outro artigo?

Ambiente seguro

Quando realizamos os processos de limpeza de forma correta o nosso ambiente fica muito mais seguro, os protocolos de biossegurança foram desenvolvidos com esse objetivo, aumentar...

Higiene

Após a pandemia que estamos atravessando, acredita-se que será deixado um importante legado para o futuro. Os protocolos de higiene estão sendo revistos no mundo todo...

Peróxido e Quartenário

O peróxido para a limpeza tem a função de substituir alguns produtos de limpeza mais convencionais, como no exemplo, produtos clorados, amoníacos, álcoois, limpa...

Produtos de limpeza concentrados

Nos dias de hoje, temos uma grande variedade de produtos de limpeza concentrados, e cada produto é desenvolvido para um ambiente...

O uso do papel toalha e suas vantagens

O papel toalha é muito eficiente e seguro, nos dias hoje este produto tem enfrentado muitas disputas pela preferência dos consumidores...

Saiba a importância do álcool em gel

Devido ao atual cenário, a população mundial melhorou muito seus hábitos de higiene, o álcool em gel era algo pouco usado...