Quando realizamos os processos de limpeza de forma correta o nosso ambiente fica muito mais seguro, os protocolos de biossegurança foram desenvolvidos com esse objetivo, aumentar cada vez mais a segurança nos ambientes.
Os micro-organismos podem ser transmitidos de diversas formas através das superfícies infectadas, sendo assim, para conseguirmos desfrutar de um ambiente seguro preparamos este artigo que vai ensinar um pouco mais sobre os processos de limpeza.
O que é biossegurança?
O conceito “biossegurança” refere-se a um protocolo de processos para limpeza de ambientes e superfícies. É uma junção de ações e procedimentos bem fundamentados que são capazes de prevenir, amenizar, os riscos a saúde.
A desinfecção de ambientes é um dos processos de limpeza capazes de deixar o ambiente seguro, medidas de biossegurança sempre têm de ser seguidas a risca. Seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte.
Quais as recomendações para um ambiente seguro no pós-pandemia?
Pensando na reabertura e retomada das atividades, a saúde de todos é muito importante, as pessoas precisam se sentir em um ambiente seguro e confortável para saírem, as empresas devem deixar bem sinalizadas, seja em um processo de limpeza simples, ou seja, quando a empresa passar por um processo de desinfecção mais pesado.
As ações de limpeza precisam ser focadas em áreas de maior circulação de pessoas e nos itens com maior contato com as pessoas.
O distanciamento vai continuar ainda?
Mesmo que sendo autorizada a reabertura do comercio em geral, o vírus ainda continua circulando e desenvolvendo novas cepas por ai. Sendo assim, é unanime entre todos os especialistas em infectologia que uma das ações mais eficientes entre as recomendadas é manter o distanciamento 2 metros.
Claro que deve se existir um bom senso em relação a isso, sabemos que em determinados lugares é impossível que essa medida seja respeitada ao “pé da letra”, o importante é que uma medida bem elaborada pelas autoridades sanitárias vai evitar que diversas outras pessoas possam ainda vir a serem contaminadas.
Conclusão
Para termos um ambiente seguro o uso de todos os recursos disponíveis é primordial, seja ele um equipamento de proteção individual (EPI) ou produto profissional, devem ser sempre escolhidos de acordo com o uso que será necessário.
Pense sempre na limpeza do ambiente, principalmente se existir algum tipo de alternância em relação ao local de trabalho. A transmissão de micro-organismos só será concluída se o ambiente e as superfícies estiverem contaminados e o individuo passar a mão após a infecção em alguma mucosa em seu rosto, seja ela a boca, nariz ou olhos.
Portanto siga todos os protocolos de higiene, além de seguir a diluição correta de cada produto recomendada pelo fabricante, assim será possível extrair o máximo do seu poder de desinfecção, além de promover campanhas com os funcionários, sempre reforçando a importância de se lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel.
Gostou do nosso artigo sobre ambiente seguro? Acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades relacionadas a produtos de limpeza profissional, higiene e equipamentos de limpeza.